A todo momento, somos manipulados com falsas informações ou falsas ideologias. Até mesmo, somos ditados sobre o que fazer e, quando fazer. Somos martelados com idéias de como devemos ser ou como somos realmente. Por vezes, posso ver a mensagem por trás de algumas cenas, e sentir o que realmente aquilo quer dizer. Como em uma cena de novela, em que se passa no subúrbio de uma cidade cenográfica, onde existe um bar e todos os que o frequentam, são pessoas "pobres". Neste bar, o que acontece, é o que querem ditar. Por exemplo: A maioria das cenas, há um grupo tocando samba, um outro grupo reunido em outra mesa conversando... A parte em que as pessoas tocam samba, estão todos sorrindo e cantando. Na outra mesa, a conversa, é basicamente uma "fofoca" sobre algum integrante do grupo tocando, ou sobre o grupo todo. Todos estão bebendo e se divertindo. A um certo momento, as pessoas que estavam conversando, juntam-se ao grupo tocando e cumprimentam a todos, como se a conversa não fosse nada demais. Após alguns instantes, uma outra cena começa... Um rapaz chega eufórico, chamando a dona do bar. Ele a chama e começa a contar o que se passa com a vizinha. Isto tudo junto ao festejo, aos sorrisos. Em outro lugar da mesma cidade, na mesma novela; uma outra cena se passa em uma casa de classe média alta. Um almoço. Todos sentados a mesa, quando uma conversa se inicia. A filha mais nova de um casal rico, começa a comentar sobre a vida de um amigo quando é interrompida pelos pais... "Não fale dos outros minha filha, é feio!"
Isto é um exemplo chulo, do que realmente acontece na televisão. A trama que diz "imitar a vida", na verdade, dita (de uma forma oculta) como as classes devem se comportar. Sendo que isto acontece em todas as classes. Fora coisas pequenas que passam desapercebidas. A empregada, na maioria das vezes é negra, assim como os que representam pobres. Os ricos, quase sempre são brancos e bem arrumados.
Claro que isto não foge muito a realidade. Mas o que se passa é... Uma forma oculta de ditar as pessoas, como elas devem se portar perante a sua classe social.
Parece mais uma destas teorias de conspiração, não? Na verdade não mesmo... Se prestarem bastante atenção; as religiões, as classes sociais, entre outras coisas... São retratadas de uma forma chula e incoerente, um tanto exageradas. Mas a forma como são retratadas, é feita de maneira sublime, deixando quase imperceptível a mensagem subliminar. A linha entre irreal e real, é tão tênue, que nos faz acreditar que aquilo seja realmente verdade. E todas estas informações, chegam até nossas televisões, através das maiores emissoras de canal aberto do Brasil. Muito cuidado com o que você vê. Você pode estar sendo manipulado e nem sequer ter notado isto!
Carlos William Barreto
*"É possível contar um monte de mentiras, dizendo apenas a verdade. Por isto, é preciso tomar muito cuidado com a informação que você recebe."
(Comercial do jornal Folha de São Paulo).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário